sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Go Transfer sob suspeita


A Go Transfer, empresa que realiza o envio de dinheiro do Reino Unido para o Brasil, é acusada de desaparecer com a verba dos clientes. O escritório, em Tottenham Court Road, fechou as portas e, por mais de uma semana, a reportagem do Brazilian News tentou, sem sucesso, contacto com os responsáveis. Há casos de brasileiros que contrataram o serviço a mais de um mês, mas até agora não viram a transferência ser efectuada. É o caso, por exemplo, da catarinense Candi Noldin. Com o comprovante de depósito de duas mil libras, realizado no dia 2 de Outubro, lamenta até agora que seus parentes não tenham recebido o dinheiro. Ela já protocolou uma reclamação no FOS (Financial Onbudsman Service), órgão fiscalizador das empresas ligadas ao FSA (Financial Service Authority), que suporta e dá abertura às empresas de cunho financeiro. O caso é analisado e a Go Transfer tem dois meses para se pronunciar. Caso contrário, poderá perder a licença e seus donos serem processados. O londrinense Bruno Borges entregou 1.340 libras que seriam enviadas para o Brasil para auxiliar sua esposa no pagamento de contas. “A gente nunca mandava por eles, mas como a cotação estava melhor, a gente acabou optando”. Segundo Borges, a cotação do Real na Go Transfer em 11 de Outubro, data do envio, era de 3,37, enquanto os concorrentes anunciavam 3,31. “Parece que era pra pegar a gente mesmo”.
Porta da agência fechada (foto: Márcio Ceccarelli)

Clientes aguardam em frente ao money transfer: sem resposta (foto: Márcio Ceccarelli)
 

Além de procurar a sede da empresa, no centro de Londres, a reportagem do Brazilian News tentou, por diversas vezes, um contacto telefónico com a representante na capital britânica. O único número da empresa que atendeu, contudo, foi de uma agência em Portugal. Mas a informação passada por uma funcionária, identificada apenas como Rosely, pouco ajudou. “Se eles (representantes) não respondem, eu não sei o porque”, se limitou a dizer. “Eu costumava ligar todo dia e a resposta era a mesma: de que na semana que vem tudo seria resolvido. Vim aqui várias vezes perguntar o que estava acontecendo, dizendo que minha irmã estava no Brasil passando necessidade, pedindo dinheiro emprestado, porque ela mandou esse dinheiro antes de ir para o Brasil para passar férias lá e até hoje está sem” diz Regianne Tamellini, outra vítima da empresa. Sua irmã enviou quatro mil libras pela Go Transfer.
Insegurança em enviar dinheiro novamente

“Qual a segurança que a gente tem agora de mandar dinheiro para o Brasil, diz Borges. “Dá vontade de, se tiver umas cem libras, colocar em baixo do colchão e deixar lá” completa Regianne, seguida em coro por Candi “Meu marido falou a mesma coisa”. Ela critica ainda a actuação do órgão fiscalizador. “Falaram que a gente tinha que mandar dinheiro pelo órgãos que já são conhecidos, como o West Union ou pelo Banco do Brasil, mas então porque eles autorizam essas outras empresas a funcionar? Eu achei que se tivesse algum problema com agência fosse ser fácil de resolver, agora estou vendo que não é”. “A gente tem família no Brasil e o dinheiro todo mês é sagrado pra minha mãe, que é aposentada e a gente ajuda ela.
Agora a gente fica sem confiança nenhuma”, finalizou Regianne.

Medo de represálias

Outro fato que levanta preocupação em comum entre as pessoas que denunciaram a money transfer é quanto o risco de alguma represália pelas denúncias feitas ao Brazilian News. Segundo eles, a empresa possui todos os detalhes das pessoas que já fizeram envio de dinheiro naquela agência.

Fonte: Braziliannews (www.braziliannews.uk.com)