A Go Transfer, empresa que realiza o envio de dinheiro do Reino Unido para
o Brasil, é acusada de desaparecer com a verba dos clientes. O escritório, em
Tottenham Court Road, fechou as portas e, por mais de uma semana, a reportagem
do Brazilian News tentou, sem sucesso, contacto com os responsáveis. Há casos
de brasileiros que contrataram o serviço a mais de um mês, mas até agora não
viram a transferência ser efectuada. É o caso, por exemplo, da catarinense
Candi Noldin. Com o comprovante de depósito de duas mil libras, realizado no
dia 2 de Outubro, lamenta até agora que seus parentes não tenham recebido o
dinheiro. Ela já protocolou uma reclamação no FOS (Financial Onbudsman
Service), órgão fiscalizador das empresas ligadas ao FSA (Financial Service
Authority), que suporta e dá abertura às empresas de cunho financeiro. O caso é
analisado e a Go Transfer tem dois meses para se pronunciar. Caso contrário,
poderá perder a licença e seus donos serem processados. O londrinense Bruno
Borges entregou 1.340 libras que seriam enviadas para o Brasil para auxiliar
sua esposa no pagamento de contas. “A gente nunca mandava por eles, mas como a
cotação estava melhor, a gente acabou optando”. Segundo Borges, a cotação do
Real na Go Transfer em 11 de Outubro, data do envio, era de 3,37, enquanto os
concorrentes anunciavam 3,31. “Parece que era pra pegar a gente mesmo”.
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Porta da agência fechada (foto: Márcio Ceccarelli)
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Clientes aguardam em frente ao money transfer: sem
resposta (foto: Márcio Ceccarelli)
Além de procurar a sede da empresa, no centro de Londres, a reportagem do
Brazilian News tentou, por diversas vezes, um contacto telefónico com a
representante na capital britânica. O único número da empresa que atendeu,
contudo, foi de uma agência em Portugal. Mas a informação passada por uma
funcionária, identificada apenas como Rosely, pouco ajudou. “Se eles
(representantes) não respondem, eu não sei o porque”, se limitou a dizer. “Eu
costumava ligar todo dia e a resposta era a mesma: de que na semana que vem
tudo seria resolvido. Vim aqui várias vezes perguntar o que estava acontecendo,
dizendo que minha irmã estava no Brasil passando necessidade, pedindo dinheiro
emprestado, porque ela mandou esse dinheiro antes de ir para o Brasil para
passar férias lá e até hoje está sem” diz Regianne Tamellini, outra vítima da
empresa. Sua irmã enviou quatro mil libras pela Go Transfer.
Insegurança
em enviar dinheiro novamente
“Qual a segurança que a gente tem agora de mandar dinheiro para o Brasil, diz
Borges. “Dá vontade de, se tiver umas cem libras, colocar em baixo do colchão e
deixar lá” completa Regianne, seguida em coro por Candi “Meu marido falou a
mesma coisa”. Ela critica ainda a actuação do órgão fiscalizador. “Falaram que
a gente tinha que mandar dinheiro pelo órgãos que já são conhecidos, como o
West Union ou pelo Banco do Brasil, mas então porque eles autorizam essas
outras empresas a funcionar? Eu achei que se tivesse algum problema com agência
fosse ser fácil de resolver, agora estou vendo que não é”. “A gente tem família
no Brasil e o dinheiro todo mês é sagrado pra minha mãe, que é aposentada e a
gente ajuda ela.
Agora a
gente fica sem confiança nenhuma”, finalizou Regianne.
Medo de
represálias
Outro fato que levanta preocupação em comum entre as pessoas que denunciaram a
money transfer é quanto o risco de alguma represália pelas denúncias feitas ao
Brazilian News. Segundo eles, a empresa possui todos os detalhes das pessoas
que já fizeram envio de dinheiro naquela agência.
Fonte: Braziliannews (www.braziliannews.uk.com)
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