domingo, 28 de outubro de 2012

Diwali e os Portugueses


 Introdução


Portugal, no passado marcou presença por séculos na India. Transmitiu e recebeu influências culturais e religiosas. Diwali é um acontecimento religioso na religião Hindu, que se comemora todos os anos por esta altura do calendário.

Com a independência dos territórios indianos de Goa, Damão e Diu em 1962, foram muitos os indianos que adquiriram a nacionalidade Portuguesa. Hoje, os sobreviventes desse tempo e os seus descendentes são cidadãos portugueses com os mesmos deveres e direitos que qualquer outro cidadão português tem.

Este facto faz com que sejam milhares os cidadãos de origem indiana  com nacionalidade portuguesa a residir em Londres e todo o Reino Unido.

As Noticias associa-se a esta cerimónia tao importante para os crentes da religião Hindu, em que o Diwali é porventura o acontecimento mais importante no calendário anual. É aos milhares de Hindus portugueses residentes no Reino Unido que dedicamos estas palavras.   

Em mais dois textos divulgamos respectivamente: uma breve exposição do significado de Diwali para os Hindus e um breve sumário das celebrações que acontecerão em Londres.


Shri Vallabh Nidhi UK

Luzes

O Diwali  é uma festa religiosa hindu, conhecida também como o festival das luzes.
Durante o Diwali, celebrado uma vez ao ano, as pessoas estreiam roupas novas, dividem doces e lançam fogo-de-artifício. Este festival celebra o assassinato de Narakasura, o que converte o Diwali num evento religioso que simboliza a destruição das forças do mal.
O Diwali é um importante festival para o hinduísmo, o sikhismo, o budismo e o jainismo.
Muitas lendas são associadas a Diwali. O feriado é actualmente comemorado pelos hindus, sikhs e jains em todo o mundo como o festival das luzes, onde as luzes ou lâmpadas significam a vitória do bem sobre o mal dentro de cada ser humano. Diwali é comemorado no primeiro dia do mês lunar Kartika, que ocorre no mês de Outubro ou Novembro.
Em muitas partes da Índia, é o Baile do Rei Rama de Ayodhya, que após 14 anos de exílio na floresta derrotou o mal Ravana. O povo de Ayodhya (a capital do seu reino) congratulou-se com Rama por iluminação em fileiras (avali) das lâmpadas (Deepa), dando assim o seu nome: Deepavali. Esta palavra, em devido tempo, se tornou Diwali em hindi. Mas, no sul indiano em algumas línguas, a palavra não sofreu qualquer alteração e, portanto, o festival é chamado Deepavali no sul da Índia.
Na Índia, o Diwali é hoje considerado um festival nacional quanto ao aspecto estético, entretanto, é usufruído pelos hindus, independentemente da fé.
Fonte: Wikipédia

Festa das Luzes

 Diwali marca início de um Ano Novo

Como e quando Londres comemorará o Diwali

Londres é um dos locais do Reino Unido em que as celebrações são mais proeminentes. A comunidade Hindu é gigantesca e serão muitos os eventos.

Trafalgar Square é, todos os anos anfitriã na celebração do Diwali, celebração que atrai milhares de pessoas ao centro de Londres. Este alegre evento transforma a praça numa mistura de música, dança, bancas de comida e luzes, muitas luzes. Este ano o Diwali comemora-se em 28 de Outubro.

No Mês de Novembro serão várias as celebrações do Diwali em Londres. Nos dias 3 e 4 realizar-se-á o Diwali Weekend no National Trust: Osterley Park and House em TW7 4RB. Festival em que a música e a dança serão as atracções principais.

No dia 10, o Harrow Museum and Heritage Centre em HA2 6PX terá um evento popular de luz e lanternas de papel. 

No dia 13, o Templo de Neasden: BAPS Shri Swaminarayan Mandir em NW10 8LD terá uma celebração da festa das luzes,

No dia 18, realiza-se uma gala, em que as receitas reverterão em acções contra a fome, na The Cinnamon Kitchen em EC2M 4WY. Esta gala contará com a presença de seis top chef’s que deliciarão os afortunados participantes.

Finalmente, no dia 25 realizar-se-á no Watford Palace em WD17 1JZ um evento em que os sabores e cores da India se cruzarão com a música e dança. Este evento é uma organização do Templo Hare Krishna e da comunidade local.

Fonte: As Notícias 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário